Toy Story: Coleção

Gostou? Compartilhe nas redes sociais e com os amigos!!

Toy Story é uma franquia de filmes animados por computador, criada pela Pixar e distribuída pela Walt Disney Pictures. Iniciada em 1995 com o filme Toy Story, a franquia é baseada no conceito antropomórfico de que todos os brinquedos possuem vida própria secretamente. Os personagens principais são um grupo diverso de brinquedos, incluindo o clássico Xerife Woody e seu amigo Buzz Lightyear. O grupo embarca em ousadas aventuras que desafiam sua capacidade.

Os dois primeiros filmes da franquia foram dirigidos por John Lasseter e o terceiro foi realizado por Lee Unkrich, que também havia sido co-diretor do segundo filme (juntamente com Lasseter e Ash Brannon). Em 2014, Lasseter foi anunciado como diretor do próximo e quarto filme da série.

Todos os três títulos cinematográficos geraram orçamento de 320 milhões de dólares, arrecadando mais de 1.9 bilhão de dólares em todo o mundo. Cada título bateu recorde de bilheteria, sendo que o terceiro foi incluído entre os quinze maiores lançamentos mundiais. Os três filmes também receberam críticas extremamente positivas.[2][3][4] Uma edição especial em Blu-ray e DVD foi lançada em março de 2010, pouco antes do lançamento do terceiro filme.[5] Também foram relançados nos cinemas como Disney Digital 3-D por duas semanas de outubro de 2009.

A série é a 23ª franquia de maior bilheteria, a 5ª franquia animada de maior bilheteria (após ShrekIce AgeDespicable Me e Madagascar) e figura entre as mais aclamadas trilogias de todos os tempos. Em 1 de novembro de 2011, toda a trilogia foi relançada em formato Blu-ray 3D.